newsletter
Receba nossas novidades no seu e-mail
enquete
Coma Bem
Alimentos superpoderosos!
Purestock
Sempre que você vê uma lista de alimentos que prometem melhorar a sua saúde, com certeza imagina que ela deve ser recheada de exemplos naturebas e sem gosto. E aí a vontade de segui-la diminui a cada item. Mas imagine que você pode até incluir chocolate e macarrão para garantir a prevenção de doenças? Parece perfeito e simples, e é! Veja só o que os pesquisadores norte-americanos Stephanie Clarke e Willow Jarosh preparam.
Queijo parmesão
O cálcio deste queijo é fundamental para prevenir a osteoporose, doença comum em mulheres. Iogurtes e leite desnatado também ajudam, mas quem consegue tomar mais do que três doses deles por dia? O queijo é mais fácil de ser incluído em lanches intermediários e até nas refeições principais.
Maçã
Essa fruta é rica em quercetina, um antioxidante que pode reforçar as defesas do seu corpo. Um estudo da Universidade do Estado de Appalachian, os EUA, mostrou que apenas 5% das pessoas que ingeriram quercetina diariamente durante duas semanas sofreu de uma infecção respiratória nesse período, em comparação com 45% daquelas que não fizeram.
Lentilha
Uma porção de 100 gramas de lentilhas corresponde a 30% do ferro que você precisa por dia. Cerca de 12% das mulheres jovens do mundo todo têm poucas reservas de ferro que, no extremo, leva à anemia.
Brócolis
100 gramas de brócolis, todos os dias, tem 100% da vitamina C que uma mulher precisa para produzir colágeno, proteína responsável pela elasticidade da pele. Além disso, o brócolis é rico em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A, importante vitamina no processo de reposição celular.
Batata
Batatas contêm amido, um composto que combate a gordura e pode te ajudar a manter o peso sob controle. Elas também contêm potássio, até mais que as banana, que ajudam a combater doenças do coração e manter a pressão arterial regulada. Ah, mas cuidado com a forma como você vai prepará-las: não vale fritar!
Espinafre
Estas folhinhas verdes são ricas em vitamina K, cálcio e magnésio, uma combinação que pode ajudar a diminuir a decomposição de massa óssea que ocorre à medida que envelhecemos. A indicação é de uma porção de sete folhas cruas por dia.
Chocolate amargo
Agora, a parte que não será esforço nenhum para nós. O chocolate do tipo meio amargo conta com uma grande concentração de cacau que diminui o estresse. Pode acreditar: pesquisadores europeus fizeram o teste com mulheres entre 25 e 35 anos, e as que comeram 200 gramas desta delícia por dia, durante duas semanas, aumentaram suas taxas de cortisol, o hormônio do relaxamento! Mas nada de abusar, hein? Comer em excesso aumenta o ritmo de batimentos do coração.
Sardinha
Estes peixes são ótimas fontes de ômega-3, que previne coágulos sanguíneos que podem causar ataques cardíacos e derrames. Três gramas de sardinha tem cerca de 1,3 gramas de ômega-3
Abacate
Abacates são ricos em gordura monoinsaturada, que ajuda na perda de peso. Em um estudo inglês, pessoas que tinham maior concentração de monos no organismo tinham uma taxa de IMC até 5% menor do que quem não tinha esta taxa regulada.
Pimentão
Eles são uma ótima fonte de luteína, zeaxantina e vitamina C, combinação que combate a incidência de catarata e outras doenças da visão. Meia xícara (chá) de pimentões fatiados (vermelhos, amarelhos ou verdes) contém a quantidade perfeita desses ingredientes que você precisa por dia.
Macarrão integral
Essa massa é carregada de vitamina B, que ajuda o corpo a converter alimentos em energia. Os grãos integrais tem fibras também que saciam rapidinho e deixam você mais satisfeita com menos calorias. Não é uma boa?
